Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. João 10:7
As portas fortificadas da antiguidade
Na antiguidade quase todas as cidades eram fortificadas, e ao entardecer, por questões de segurança, seus grandiosos e poderosos portões eram fechados e só se abriam à luz do dia seguinte. Se algum morador demorasse a retornar do campo, ou chegasse de viagem, ele tinha duas opções: ficar do lado de fora, acampado ao relento, com risco para a sua segurança e para o fruto do seu trabalho ou passar por uma pequena e estreita porta, que era a porta para um pequeno animal e seu dono, a porta das ovelhas.
A decisão difícil diante da porta das ovelhas
A porta das ovelhas não permitia passar com carruagens e nem um animal grande, como um camelo, um cavalo ou uma vaca, mas dava para uma pessoa passar. Para um viajante com muitos bens em sua carruagem, era uma difícil decisão: ficar do lado de fora e tentar proteger os seus bens, ou deixá-los do lado de fora e garantir sua vida. Muitos eram feridos, ou até mesmo mortos, por se apegar demasiadamente aos seus bens e ficar do lado de fora tentando os proteger.
A perspectiva espiritual de Jesus como a porta
Do ponto de vista espiritual não é diferente, quantos estão feridos por se apegar excessivamente aos seus bens ou riquezas. Acredito que essa era a perspectiva de Jesus quando diz: eu sou a porta das ovelhas. Uma porta estrita e apertada, mas uma porta que sempre se abrirá, para aqueles que a procuram a qualquer hora do dia ou da noite. Uma porta para os residentes e para o viajante. Uma porta que faz a diferença entre a vida e a morte. Não é uma porta para aqueles que se apegam às suas riquezas e aos seus bens, mas é a porta que te coloca em segurança, uma porta que garante a vida.
A verdadeira felicidade não está nos bens
Na vida corremos atrás de tantas coisas, procurando garantir: segurança, paz e felicidade, porém tarde demais muitos descobrem, aqueles que se apegam aos seus bens, que a felicidade nunca esteve em coisas mas nas pessoas. São as pessoas que interessam de verdade. Por isso Jesus nunca garantiu bens e riquezas para ninguém, mas garantiu vida, segurança e paz.
O convite de Jesus para a porta das ovelhas
O convite muito especial de Jesus permanece: “eu sou a porta das ovelhas”; entrem por ela, comam o pão quentinho e bebam água fresca e durmam seguros toda a noite e todas as noites!
Tenhamos todos um excelente dia, despertados com a palavra.
Pr. Aylton José Alves