ADMAVB

Soluções perigosas – Despertar com a palavra do dia 8 de Junho

Soluções perigosas – Despertar com a palavra do dia 8 de Junho

Então Adonias, filho de Hagite, se levantou, dizendo: Eu reinarei. E preparou carros, e cavaleiros, e cinquenta homens, que corressem adiante dele. 1 Reis 1:5

Em certa manhã, ainda bem cedo enquanto eu caminhava pela praia vi um toco de madeira incrustrado de pequenas conchas e mariscos lançado sobre a areia da orla, estavam todos vivos e curiosamente se fechavam quando eram tocados, quando retornei a tarde ao mesmo lugar todos estavam imóveis, haviam morrido, provavelmente desidratados pelo calor do dia.

Aqueles mariscos fizeram uma escolha que se mostrou muito ruim; poderiam, quem sabe, ter se prendido em alguma pedra a beira mar ou em um banco de recifes de corais, mas aquele pedaço de pau flutuando pode ter lhes parecido uma boa escolha, ou talvez a mais fácil; a força da maré, a sequidão da paia e o calor daquele dia viria para provar o contrário.

Ao meditar sobre aquela cena fiquei pensando que muitas vezes fazemos como aqueles pequenos mariscos, fazemos escolhas ou estabelecemos planos e projetos em coisas que estão passando por nós fortuitamente, e no final vemos que não foi uma boa escolha, em muitos casos até mesmo uma escolha trágica.

Na passagem lida do livro de 1 Reis, Davi estava idoso, fragilizado e já acamado, então, Adonias, irmão mais moço de um outro jovem rebelde Absalão, e um dos filhos ilustres de Davi, decide a revelia dos desejos de seu pai se autoproclamar rei. Reúne em torno de si pessoas oportunistas e outras que temeram desagradá-lo. Adonias, até mesmo, tinha o apoio de Joabe, comandante do exército, de Abiatar o sacerdote. Ao correr a notícia de que Adonias, desprezando a escolha de seu pai Davi, se autoproclama rei, o próprio Davi escolhe Salomão, envia-o a Giom, onde Natã o profeta e Zadoque o sacerdote, sob as ordens de Davi, unge-o rei. Enquanto o presunçoso Adonias festeja com seus convidados, ouve-se o clamor do povo saudando o novo rei de Israel, Salomão, o escolhido de seu pai Davi.

Adonias estremece e sente muito medo, se humilha perante Salomão e suplica pela sua vida. Adonias teve a sua segunda chance, no perdão de seu irmão, porém o incauto Adonias, rapidamente se esquece da prudência e e volta a errar gravemente, desta vez, a compaixão de Salomão não foi tão grande. Aquele erro, finalmente, iria custar a vida daquele rapaz.

Quantas pessoas estão fazendo o mesmo que Adonias e aqueles mariscos, escolhendo errado, buscando soluções perigosas, para as suas carreiras, para seus relacionamentos e para as suas vidas. Precisamos de sabedoria, que vem de Deus, para escolher bem os nossos caminhos e tomarmos a melhor decisão sempre; porque; nem sempre somos capazes de ver o perigo que nos cerca. Pense nisso!

Tenham todos um excelente dia, despertados com a palavra!

Pr. Aylton José Alves

Deixe um comentário