ADMAVB

Alimente a tua alma com o fruto bom

O Fruto do Espírito: A Essência do Bom Alimento para a Alma

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. Gálatas 5:22-23

A Dualidade das Fontes: Corpo e Espírito

O homem é espírito, alma e corpo. Tanto o corpo quanto o espírito são fontes que têm um fruto diferente para fornecer à alma, que deles se alimenta. O fruto da carne é inimizade, porfias, ciúmes, discórdias, facções, divisões, ira, e outras coisas semelhantes a estas. O fruto do espírito está no polo oposto a essas manifestações. Quando a alma está se alimentando das inclinações da carne, ela não somente reproduz esses frutos amargos, com os quais compartilha por onde passa, como também se envenena com eles. Por esse motivo, há tanta gente amargurada, triste, infeliz e desajustada dentro da família e da sociedade.

Como Reconhecer a Fonte que Alimenta a Sua Alma

Da mesma forma que quando vamos a um restaurante temos a oportunidade de escolher o cardápio que nos satisfaça, assim também somos nós que escolhemos de qual fonte iremos alimentar a nossa alma. Na verdade, iremos reconhecer de que fonte estamos nos alimentando olhando para o que está dentro do nosso coração e na nossa alma, isto é, na forma como sentimos e respondemos às provocações do dia a dia. Se nos mostramos frequentemente irritadiços, agressivos e impacientes, é porque a nossa alma se tornou carnal.

A Escolha Consciente: Alimentar-se do Espírito ou da Carne

Quando a fonte que nos alimenta vem do Espírito de Deus, somos longânimos, isto é, demoramos a nos irritar; somos alegres, mesmo quando as coisas não estão tão bem assim; somos benignos, desta forma estamos sempre procurando uma oportunidade para praticar o bem, até mesmo para aqueles que nos aborrecem; somos fiéis, mesmo com aqueles que falham conosco, porque está no nosso coração esse atributo de um Deus que é fiel. Temos domínio próprio, mesmo quando há uma forte demanda emocional envolvida querendo nos arrastar para o erro, para o descontrole, para a cólera; nos controlamos e suportamos as provocações.

Transformação pela Renovação: Alimentando-se com o Fruto do Espírito

De tal forma, meu amigo e irmão, veja o que você está sentindo, como está se comportando, quais são suas atitudes, e reconheça de qual fonte você tem alimentado a tua alma. Se estiver na fonte errada, decida mudar hoje mesmo e passe a alimentar a tua alma com o fruto bom, que é o fruto do espírito.

Tenhamos todos um excelente dia, despertados com a palavra.

Pr. Aytlon José Alves

Deixe um comentário