Graça e paz. Podem se sentar. Graças a Deus que em Cristo tem nos conduzido em vitória. Graças a Deus que em Cristo tem nos trazido até aqui nesta noite para adorar o nome dEle, para sermos edificados no Senhor. Eu quero trazer uma meditação essa noite na palavra do Senhor que está em Segunda Timóteo, capítulo 4, versículos 6 até o 8. Quem puder acompanhar, amém. Senão, vocês ouçam com atenção. São poucos versículos. Podem ficar assentados. A palavra do Senhor nos diz em Segunda Timóteo 4:6-8:
“Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. E agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos quanto amam a sua vinda.”
O Contexto do Apóstolo Paulo
É um versículo muito conhecido que o apóstolo Paulo escreveu e que nós, quando lemos, gostamos muito. Nós olhamos e pensamos: que lindo, né? E muita gente fala: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.” Mas quando nós vamos analisar o contexto de tudo isso, vemos que foi escrito em um momento muito difícil, em meio a perseguições, privações, dificuldades, dores e muito cansaço.
Falando sobre o Cansaço
E é isso que eu quero falar nesta noite: sobre cansaço. Porque quando falamos “combati o bom combate”, combate fala o quê? De luta, de milícia, de militar. Então fala também de cansaço, porque quem está militando, quem está na posição de estar guardando, de estar trabalhando, se cansa muito. E qual de nós pode dizer que em algum momento já não passou por um momento de exaustão espiritual, emocional ou física? E todos nós sabemos que esse cansaço, seja ele em qualquer área da nossa vida, vai interferir em outra área. O cansaço físico excessivo também vai trazer um cansaço emocional, ele vai mexer com a nossa espiritualidade, vai trazer muitas vezes uma falta de alegria. O excesso de cansaço nos tira a alegria, nos tira o ânimo, nos tira a vontade de prosseguir.
A Persistência de Paulo
E nesta vida, muitas pessoas, além de passar por todos esses momentos, chegam a um ponto em que desistem. E é o que nós mais temos visto: pessoas que começam uma boa carreira, combatem um bom combate, têm uma carreira próspera, têm um ministério abençoado, conseguem agregar vidas, conseguem edificar vidas, mas chega o momento em que a exaustão vem na vida delas, o cansaço chega, e a pessoa faz uma coisa que não deveria fazer, que é a desistência. Nós não podemos desistir no meio da caminhada. E é aqui que o apóstolo fala: “Eu combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé.” Ele está dizendo: eu passei por tudo, todas as dificuldades, perseguições, açoites, fome, naufrágios, medo, tive que fugir, mas sabe o que eu fiz? Eu perseverei, eu continuei, eu guardei a minha fé. E agora só tem uma coisa: eu espero a coroa da justiça que me está guardada.
Vencendo o Cansaço com Persistência
Quero começar falando aqui nesta noite que o cansaço se vence com o poder da persistência. Paulo foi um homem persistente. Ele teve muitos momentos em que teve a oportunidade de desistir, mas não desistiu nos momentos mais difíceis de fragilidade. Porque homem ele era, não era Deus na Terra. Era cheio de entendimento, tinha dons espirituais, era um homem forte, mas era homem. E como homem, ele poderia ter desistido, porque o cansaço mexe conosco, mexe com a nossa mente, mexe com o nosso emocional, mexe com o nosso físico, e às vezes olhamos e pensamos: para quê? Para que tanto cansaço? Vai valer a pena? Será que não posso ter um momento mais tranquilo? Chega. Mas o apóstolo fala: eu prossegui, eu perseverei.
A Importância da Perseverança
Esta mensagem traz isso para nós: no momento do cansaço, precisamos perseverar. Nos dias atuais, todos nós temos momentos de cansaço. Somos muito exigidos profissionalmente, somos exigidos na família, temos uma responsabilidade grande em todas as áreas da nossa vida, e não paramos. Tem momentos que você pensa e fala assim: qual o momento do meu descanso? Não tem, não tem descanso. Levanta cedo, vai a semana toda, final de semana você tem igreja, e ainda fica pensando: tem coisas que eu não fiz, tem coisas que ainda tenho por fazer. Mas precisamos perseverar, precisamos continuar. Se você quer conquistar, se quer alcançar a coroa da justiça, então é necessário a perseverança, continuar firme nos dias difíceis, continuar perseverando quando tudo parece o contrário.
Exemplos de Perseverança na Bíblia
Foi isso que aconteceu com o apóstolo Paulo: tudo parecia contrário na vida dele. Ele estava numa posição e a vida dele mudou, e não mudou devagarinho, mudou de uma vez. Tudo aquilo que ele acreditava, tudo aquilo que ele lutava, ele teve que parar e pensar: peraí, eu preciso repensar tudo isso, porque ele teve um encontro com Jesus. E nesse encontro, com certeza, ele entrou em parafuso, teve que repensar tudo aquilo que fez e mudar a sua trajetória. E esta trajetória não foi uma trajetória de paz e tranquilidade. Foi paz sim, mas sabe qual a paz? A paz aqui dentro, em Cristo. Mas fora disso, ele estava em constante batalha, em constante oposição, pessoas que lutavam todos os dias contra a vida dele, pessoas que se levantavam contra ele, perseguições, fome, naufrágios, medo, cansaço, calabouços, lugares escuros em que ficou preso muito tempo. Mas ele ficou quieto, aproveitou aquele momento para evangelizar, aproveitou cada momento, a tempo e fora de tempo, para ministrar a palavra. Sabe por quê? Ele entendeu o seu chamado, entendeu quem ele era, buscou saber quem eu sou, qual o chamado que Deus tem para mim. Então isso me faz perseverar.
Mantendo a Identidade Cristã
Quando paramos de perseverar, quando desistimos, é porque estamos perdendo a visão, perdendo a nossa identidade cristã. Precisamos pensar nisso, precisamos pensar como está a nossa identidade cristã, porque ela nos faz perseverar sempre. Quando tenho uma identidade cristã, não perco a visão, e vou continuar sempre na posição que Deus tem requerido de mim.
Outros Exemplos de Perseverança
Quando olhamos para isso, vemos outros personagens na Bíblia também que perseveraram, como Jó, que passou por momentos tão difíceis, mas perseverou crendo no Senhor na posição que estava. Vemos a vida de José, que não teve uma vida fácil, teve uma vida muito difícil, mas em nenhum desses momentos vemos José murmurando, mas vemos ele perseverando. Tudo que acontecia com ele, ele continuava com Deus. E tem um versículo muito pequeno que fala: “E Deus era com José.” Por que Deus era com José? Porque José era com Deus. Deus era com José porque José não se perdeu na sua caminhada, ele era com Deus. Aconteciam as coisas ruins, José não culpava a Deus, não questionava a Deus, mas perseverava no caminho que lhe era proposto, sempre com uma esperança de que um dia as coisas mudariam.
Vencendo o Cansaço com a Esperança da Recompensa
Esse é outro ponto que quero falar aqui: o cansaço se vence com a esperança da recompensa. Paulo tinha essa esperança da recompensa, e ele fala aqui: “Agora que fiz tudo, só estou aguardando a coroa, a coroa que me está reservada.” Ou seja, para que ele perseverasse tanto, havia uma esperança no coração dele, e a esperança não pode sair do nosso coração. Precisamos buscar sempre um coração esperançoso nas coisas vindouras, no porvir, no Cristo que prometeu, no Cristo que não falha.
José: Um Exemplo de Esperança
Vemos também José. Quando José passou por tantas dificuldades, e lemos a história dele, que amo ler e reler, sempre ele está lembrando, pensando que um dia sairia daquela posição, um dia poderia sair. Mas os anos foram se passando, e ele não perdeu a esperança. Tem pessoas que esperam um ano e falam: chega, um ano é demais na minha vida, dois anos é uma vida. Quando olhamos para José, quantos anos José esperou passando por processos? Mas cada processo que José passou, ele acrescentou na vida dele, fez o melhor que pôde, porque tinha esperança de que um dia as coisas mudariam.
A Esperança Vem de Deus
Só tem esperança quem crê em Deus. Só Deus pode nos trazer esperança. Se olharmos as circunstâncias, se olharmos o que estamos vivendo, em muitos momentos podemos pensar: não tem jeito. José foi vendido como escravo, e tinha esperança de que um dia deixaria de ser escravo. Foi preso, e na prisão não perdeu a esperança. Quando a pessoa perde a esperança, sabe o que faz na prisão? Vai se unir com aqueles piores, ou vai sentar e deitar e esperar a morte chegar, esperar o tempo passar. Mas não foi isso que José fez. Ele se diferenciou dos demais porque havia esperança nele. Não é a circunstância que vai mudar a minha vida, mas é a minha vida que muda a circunstância.
Mantendo a Comunhão com Deus
Passo por momentos difíceis, então preciso ter uma posição diferenciada, e a esperança faz a diferença. E a esperança, onde vou encontrá-la? Vou encontrá-la em Deus. Se tiver os olhos fixos em Deus, se buscar em Deus, se orar. O que vemos é que José tinha uma vida de comunhão com Deus. Sem uma vida de comunhão, não temos esperança. Sem uma vida de comunhão, a esperança vai minando no coração, e você já não enxerga mais nada. Sabe o que você enxerga? Enxergamos a vida do outro: o outro está prosperando, o outro está acontecendo, e na minha vida nada acontece. José não pensou assim. Na vida dele, as coisas só aconteciam: começavam a melhorar, piorou de novo. Mas o que ele fez? Esperança no coração, perseverança na vida, e uma vida de intimidade com Deus trouxe a vitória a José.
Superando o Cansaço e Servindo a Deus com Alegria
Às vezes, por pouca coisa, estamos tão cansados, tão desanimados, e a obra do Senhor vai se perdendo. Vamos dar uma importância para a vida secular, vamos trabalhar para o dia a dia, mas estou tão cansada para fazer alguma coisa para o Senhor. Estou exausta, não aguento mais. Mas não é isso que olhamos quando lemos a palavra do Senhor. Vemos homens e mulheres que, mesmo cansados, encontraram tempo para servir ao Senhor da melhor forma possível. Isso que é mais importante: servir ao Senhor com alegria, servir ao Senhor com disposição, servir ao Senhor por quem Ele é, servir ao Senhor com esperança, servir ao Senhor crendo que Ele pode mudar a minha história quando Ele quiser, porque a soberania é dEle, Ele é soberano.
Não Podemos Ser Vencidos pelo Cansaço
Quero aqui finalizar falando que não podemos ser vencidos pelo cansaço. Quando nos deixamos vencer pelo cansaço, fracassamos. Todos aqueles que se vencem pelo cansaço na vida espiritual, porque às vezes na vida secular trabalham muito, envolvem-se muito, vão até noite afora, mas para Deus, só um pouquinho. E chega uma hora que nem um pouquinho têm mais para Ele, agora só um pouquinho. Então não podemos nos deixar vencer pelo cansaço, porque é fracasso certo. Muitos estão desistindo, estão desistindo porque estão se deixando vencer pelo cansaço, por esta vida, pelo peso que têm carregado. Tem pessoas carregando pesos que não precisam. Precisamos ter foco, precisamos separar o que é prioridade e o que não é prioridade, para que possamos vencer.
Buscando Renovação em Deus
O cansaço vamos vencê-lo buscando renovação em Deus. Só Ele nos renova. Se depender do meu corpo, não tenho forças, arrumo muitas desculpas, e às vezes nem é desculpa, é cansaço mesmo. Mas quando me volto para Deus, Ele me renova, renova completamente. Renova o meu corpo, sim, mas renova a minha mente, renova o meu emocional, renova a minha vida espiritual. E para começar, tudo tem a ver com a vida espiritual. Tudo começa no mundo espiritual. Você quer ser renovado? Começa no mundo espiritual. Então será renovado o corpo, a alma, a mente, a vida de Deus em você. A primeira coisa que precisamos é buscar a Deus na vida espiritual.
Conclusão
Em todo tempo, o que Cristo fez por nós foi para que sejamos mais do que vencedores em Cristo Jesus em todas as áreas. Deus nos prometeu vida e vida em abundância, e esta vida em abundância envolve todas as áreas da minha vida, porque Ele se importa comigo no todo. Ele se importa com a igreja no todo. Deus se importa nos mínimos detalhes. Então precisamos começar a olhar para Ele, buscar mais a Deus, buscar o renovo de Deus, para que o cansaço não entre no meio da igreja e comecemos a ver pessoas diferenciadas, alegres, ministérios fluindo, pessoas querendo trabalhar, pessoas querendo se dispor na obra de Deus. Porque isso está faltando: pessoas dispostas, pessoas que se dispõem, dispõem-se a receber para dar. É isso que Deus quer: eu recebo para dar, é um rio que corre na minha vida e vai alcançar a vida de outras pessoas. Deus tem nos chamado para isso.
Prª Cenira Burgos van Eckendonk