Há uma quantidade tão grande de ruídos no nosso derredor que temos dificuldades de ouvir com clareza as pessoas que nos cercam. Até mesmo para gravar esse palavra preciso escolher cuidadosamente o horário. São: sirenes de ambulância, da polícia, buzinas de carros e motos, o ronco de motores, o cara do lixo, pessoas que gritam ou falam alto umas com as outras, os anunciantes de produtos e até mesmo os pássaros, dão a sua contribuição.
Tudo isso torna se um amarrando de sons que estressam e adoecem as pessoas. Nossos ouvidos não foram feitos para processar tudo isso e de fato não processam. Nós nos acostumamos a descartar parte do que estamos ouvindo e reter apenas uma pequena parte, aquela que nos interessa.
Talvez seja esse o motivo de tanta gente procurar os montes para orar e falar com Deus. Um lugar reservado, exclusivo. Precisamos disso! Estamos com os nossos ouvidos poluídos, as nossas mentes estão sobrecarregadas com tanto ruído desnecessário. Esse foi o dano mais sério que expulsão do Éden provocou no homem, o afastamento da comunhão cotidiana com Deus. Lá no Éden Deus estava todos os dias no entardecer. Eu penso que, até mesmo os pássaros e os ou outros animais, se calavam porque Deus estava falando com o homem.
Penso que esse é o maior desafio que o homem tem; ouvir a voz de Deus onde ninguém mais cala. Eu me me levanto para orar todos os dias, na maioria das vezes antes das cinco, fecho todas as portas e janelas, coloco uma música suave que logo e suplantada pelos sons da cidade.
Habacuque encontrou em uma torre o seu lugar para ouvir Deus.
Enquanto eu escrevo essa mensagem ainda não é 6h da manhã e o ruído é muito intenso. Não será esse um dos motivos de tanta gente afetada na sua saúde mental. Estão com a sua mente poluída de tantos ruídos e já não ouvem a voz de Deus, do seu criador?
Eu tenho um hábito que nasceu na adolescência, junto com o meu pai íamos para um monte alto e de difícil acesso, normalmente era só nos e Deus lá. Há uma destes bem defrente da sacada do prédio que moro, local da minha torre de vigília.
Olho com saudades de todas as vezes que estive lá e pude ouvir Deus. Acho que está na hora de ir novamente lá, pois o ruído me incomoda e anula a voz de Deus.
Caro ouvinte: que tal experimentar ouvir apenas a voz de Deus? Eu acho que você irá se surpreender? Mas procure resolver o problema do ruído.
Tenhamos todo um excelente dia, despertados com a palavra.
Pastor Aytlon José Alves