Davi ordenou a seus homens: “Ponham suas espadas na cintura! ” Assim eles fizeram e também Davi. Cerca de quatrocentos homens acompanharam Davi, enquanto duzentos permaneceram com a bagagem.1 Samuel 25:13
Davi era homem de guerra, acostumado a enfrentar os seus inimigos de frente sem jamais temer. Davi tinha homens valentes ao seu lado e todos eram temidos, ainda assim era um estrategista, compreendia que o inimigo poderia surgir de todos os lados: atacar, matar, destruir e também roubar. Seu exército tinha 600 homens, dos quais uma parte ele mobilizava para a frente de batalha e outra parte ele deixava na retaguarda, junto com as bagagens. Chama a nossa atenção que enquanto 400 soldados iam para o combate 200 ficavam com a bagagem. Parece que ele dava muita atenção as bagagens em detrimento da frente de combate, mas há três aspectos que devemos considerar: pouco adianta a conquista de hoje se perdermos o que conquistamos a duras pena ontem, assim, uma nova conquista não compensará a perda do que se tem. Segundo, não se pode fracionar tanto o seu poder de enfrentamento, pois caso Davi deixasse apenas uma parte muito pequena do seu exército ela poderia ser facilmente vencida e aqueles homens mortos. Davi tinha compromisso com aqueles que estavam ao seu comando e não os deixariam para ser pressa para os inimigos. Terceiro, Davi não levava para a frente de batalha tudo o que tinha, caso fosse encurralado poderia ser socorrido por seus homens que deixara com a bagagem.
Davi só falhou na sua estratégia previdente uma vez e pagou um altíssimo preço em angústia, pranto e até mesmo sofreu ameaças veladas de morte de seus próprios homens. Davi pegou todo o seu exército e foi a guerra deixando na cidade que morava apenas as mulheres, crianças e velhos. Bastou esse descuido para que os seus inimigos levassem tudo o que eles tinham, incluindo as mulheres e filhos. Mesmo recuperando tudo o que possuía Esse erro custou caro a imagem de líder prudente e sábio de Davi.
Infelizmente tem muita gente boa em uma relação de perde e ganha. Para conquistar em suas carreiras, empreendimentos, até mesmo no serviço e causa do evangelho estão perdendo seus casamentos, filhos, saúde e Famílias. Há homens e mulheres trabalhando demais e se esquecendo do já tem dentro de suas casas. Há pais piedosos tentando trazer para o evangelho os perdidos e perdendo os seus próprios filhos, dentro de suas casas.
Eu fui chamado para a causa do evangelho bem cedo, quando eu estava começando a minha família, então fiz uma oração bem simples. Disse ao Senhor que sempre estaria na linha de frente desde que ele me desse retaguarda. Eu estava disposto a cuidar de outras pessoas e de suas casas desde que ele me ajudasse a cuidar da minha casa. Isso tem dado certo, sempre fui extremamente ativo, trabalho estudos, igreja, muita igreja na verdade, mas minha casa sempre esteve muito sólida, porque Deus me ajudou e eu sempre cuidei dela com muita atenção.
Louvo ao Senhor porque aprendi muito cedo que conquistar é preciso mas não podemos perder o que já temos, isso é inteligência, sabedoria e previdência. Devemos ter um olhar para frente, para o alvo. sem deixar de olhar para aquilo que já alcançamos.
Tenhamos todos um excelente dia, despertados com a palavra.
Pr. Aylton José Alves