“Mensagem proferida na Assembleia de Deus Vila Sul em 26 de Julho de 2007.”
Texto Introdutório: Apoc. 2.4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Introdução: A Igreja de Éfeso havia deixado o seu primeiro amor por se esquecer de Deus e das suas obras. Já o Salmista tinha uma preocupação especial em não se esquecer de Deus e de tudo aquilo que Ele, já fez. (Salmo 103.2) “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te [esqueças] de nenhum dos seus benefícios.”
1. Um dos grandes problemas pelo qual passamos é o fato de frequentemente nos esquecermos de Deus.
1.1 É o oposto de Salmo 42.2 “2 A minha alma tem [sede] de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e verei a face de Deus?”
1.1.1 E você como está? Fervoroso (se lembrando de Deus) ou “frio” (Se esquecendo de Deus)?.
2. Vemos na Bíblia, em outras passagens, a importância de nos lembrarmos do Senhor.
2.1 Salmo 25.1 “A ti, Senhor, [elevo] a minha alma.”
3. Lembrar-se de Deus e de suas obras é remédio para quem está frio, desanimado, cansado,…
Salmo 77.10-15 “10 E eu digo: Isto é minha enfermidade; acaso se mudou a destra do Altíssimo? 11 Recordarei os feitos do Senhor; sim, me lembrarei das tuas maravilhas da antigüidade. 12 Meditarei também em todas as tuas obras, e ponderarei os teus feitos poderosos 13 O teu caminho, ó Deus, é em santidade; que deus é grande como o nosso Deus? 14 Tu és o Deus que fazes maravilhas; tu tens feito notória a tua força entre os povos.15 Com o teu braço remiste o teu povo, os filhos de Jacó e de José.
3.1 E semelhante ao retorno do Filho Pródigo! Lucas 15.17-18 “17 Caindo, porém, em si, disse: Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! 18 Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti”;
3.2 Asafe quando estava desanimado, “Se lembrou do Senhor” Salmo 73.17 até que entrei no santuário de Deus; então percebi o fim deles. Testemunho : Me lembro de um rapaz que quando o evangelizamos (No centro da cidade), se lembrou da Igreja e da casa de seus pais (de onde havia saído), e retornou então para ambos.
4. É de estranhar como as pessoas se esquecem de Deus e das suas das obras .
4.1. Deus tirou o povo do Egito, e o povo fez um bezerro de ouro para adorarem. (Deut.9.16)
4.2. E nós hoje, agimos da mesma maneira! Pessoas que são curadas, abençoadas (pedem e têm suas orações respondidas), e de repente se esquecem de Deus, se esquecem de tudo que Ele fez!
Façamos como o Salmista: Salmo 119.55 De noite me [lembrei] do teu nome, ó Senhor, e observei a tua lei.”
Pr. Reges