Protegidos e instruídos pela revelação
Clama a mim e eu responderei e direi a você coisas grandiosas e insondáveis que você não sabe. Jeremias 33:3
Nós, os seres humanos, temos cinco sentidos. Alguns alegam ter um sexto sentido, denominado: pressentimento ou intuição, que nada mais é do que um sentimento hipotético, na maioria das vezes muito vago, de que algo desconhecido irá acontecer ou está acontecendo. Isso pode acender uma luz de alerta, é verdade, mas em algumas situações precisamos muito mais do que disso. Vários anos atrás, em uma viagem com a família já no período da noite, repentinamente, me senti tomado de um sentimento de perigo iminente, apliquei toda a minha atenção à estrada, por algum tempo: nenhuma conversa foi dirigida a mim ou por mim aos ocupantes do veículo. Eu estava realmente tenso, pouco a frente, em uma baixada, repentinamente os faróis iluminaram a traseira de um caminhão parado dentro da pista, a distância era tão pequena que só tive o tempo exato para mover o volante e evitar uma tragédia. Vi o canto da carroceria daquele caminhão passar, talvez, a uma fração de metro da frente do veículo que eu dirigia. O susto foi tamanho que fiquei sem voz por alguns instantes. Entendi claramente que se não estivesse em alerta máximo, se piscasse ou olhasse para os lados seria fatal.
Revelação e proteção divina
Sempre que tomo a estrada, uma das primeiras coisas que fazemos é uma oração pedindo livramento e proteção. Não tenho dúvidas que foi o espírito do Senhor que comunicou ao meu espírito aquela condição de perigo, e ainda impediu qualquer desatenção. Posso dizer que a revelação me salvou e salvou a minha família de um acidente do qual dificilmente se salvaria alguém. Anos mais tarde eu precisava de um documento indispensável para fazer a escritura de uma propriedade, mas a chance de obter ele, na receita federal, era praticamente zero. Parei em frente ao prédio da receita, peguei a minha bíblia, orei e pedi uma palavra de confirmação. Fiz um propósito que onde eu abrisse a bíblia Leria o primeiro versículo que viesse aos meus olhos. Quando abri e li, o versículo dizia: ide e receberá. Sai daquele carro cheio de confiança, faltava, porém o cumprimento da promessa. Peguei uma senha e esperei, logo fui chamado, a senhora que me atendeu tinha um fisionomia alegre e acolhedora. Iniciei a conversa perguntando por um antigo colega da faculdade que se tornou auditor da receita, ela ficou muito feliz e disse que era um grande amigo seu. Resumindo: ela, surpreendentemente, sem qualquer dificuldade fez o que era necessário e em poucos minutos me entregou os documentos em mãos. Vi a mão de Deus ali claramente, me conduzindo através da revelação, ao lugar certo, no momento certo a pessoa certa.
Exemplos bíblicos de revelação
Davi, mesmo em desespero e aflições, após ter suas mulheres e filhos raptados pelos Amalequitas, pede revelação a Deus e pergunta: Senhor devo perseguir os Amalequitas? Se eu for, os alcançarei e trarei de volta as mulheres e as crianças? Ao que o Senhor responde vai e alcançareis e trareis todos de volta. Só então Davi se move e tudo acontece como o senhor revelou. Quantas vezes somos surpreendidos, ou fracassamos por falta de conhecimento, porque acreditamos tão somente no homem, naquilo que é visível, palpável, tangível e material, mas para os crentes, os que amam a Deus ele oferece: Clama a mim e eu vou responder é te farei conhecer o desconhecido e revelar o oculto. Eu quero te instruir e te proteger com a revelação daquilo que você não sabe.
Tenhamos todos um excelente dia, despertados com a palavra.
Pr. Aytlon José Alves