Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Salmos 46:1-4
Vivendo em tempos de aflição
Vivemos em um tempo de muitas aflições, angústia, ansiedade e perturbação; um tempo de falta de paz. Há muitas coisas que podem tirar a paz do coração das pessoas. Entre as principais causas estão: doenças, conflitos familiares, desemprego, falta de dinheiro, o medo das guerras, calamidades e descontrole da natureza.
Buscando paz em meio ao caos
Há guerras em todas as partes da terra. Pandemias, doenças e mortes se multiplicam a cada dia. Então surge a pergunta: como ter paz em meio ao caos? A perspectiva do salmista é de um lugar de refúgio. Um lugar onde nenhuma destas calamidades podem alcançar. Esse lugar não é na terra, é o santuário das moradas do altíssimo. O lugar onde está a presença de Deus. A perspectiva que traz conforto e paz ao coração do salmista não é de ser levado a esse lugar, mas é de que esse lugar é trazido até ele. Nesta perspectiva, mesmo que Deus não intervenha nas situações ameaçadoras ele irá intervir em nossas vidas.
Exemplos de intervenções divinas
Foi essa intervenção que experimentou Paulo duas semanas inteiras de tempestades e vendaval, e, finalmente, um naufrágio no mar, todavia nenhuma vida se perdeu porque o espírito de Deus estava com Paulo. Daniel experimentou essa mesma intervenção durante todo o longo tempo em que viveu na Babilônia, sempre cercado de inimigos ferozes, jamais puderam ferir Daniel ou os seus amigos mais próximos. Davi viveu essas intervenções no deserto, enquanto pastoreava o rebanho de seu pai, ataques de lobos, leões e ursos. Eu tenho experimentado essas intervenções em vários momentos da minha vida e posso atestar que milagre existe e que Deus socorre aqueles que nele confia e se refugiam.
A intervenção de Deus nos momentos difíceis
A intervenção de Deus muitas vezes não irá fazer cessar as tempestades, acabar com as guerras ou eliminar o caos, mas certamente irá te resgatar e proteger destas situações. As intervenções de Deus não irá nos levar para ele, mas o fará vir até nós, no lugar e situação em que estamos e nas circunstâncias que vivemos. Isso é Deus em nós, é Deus conosco, sendo o nosso refúgio e a nossa fortaleza o nosso socorro bem presente nas angústias e aflições. Para desfrutar dessa paz basta tão somente crer e invocar e se refugiar na presença de Deus, em todas as circunstâncias caóticas que querem lhe roubar a paz.
A importância de confiar em Deus para ter paz
Lembre-se, porém, nunca terá essa prometida paz aqueles que se recusam a se aquietar confiadamente em Deus.
Tenham todos um excelente dia, despertados como a palavra.
Pr. Aytlon José Alves