O Deus da provisão
Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá. Gênesis 12:13-14
Provisão é ter o que precisa na hora certa, sem falta ou sobras. Gostamos de pensar que Deus é ou deveria ser alguém que tem as chaves da porta de um Hipermercado infinito, onde basta pedir e tudo será prontamente colocado a nossa disposição; de forma ilimitada e sem nenhuma restrição ou contrapartida, mas não é assim.
Abraão, no original Hebraico com um suspiro de alívio chama Deus de Jeová Jireh, aquele que provê, mas devemos levar em conta que o Deus que provê na vida de Abraão o faz depois de uma sequência de atos de obediência deste herói da fé. Primeiro Abraão é provado na persistência: Deus pede que Abraão ofereça seu filho unigênito, isto é, o único de seu casamento com Sara, em holocausto, em uma montanha na terra de Moriá, caminho de três dias.
Desta forma para obedecer a ordem de Deus Abraão albarda seu jumento, toma lenha e um cutelo e acompanhado de seu filho Isaque e dois servos, viaja três dias olhando para a face do seu filho sem contar a Isaque que o tal sacrifício seria ele mesmo. Imagine como foram aqueles dias e noites refazendo mentalmente o que deveria fazer quando chegasse no cume daquela montanha, e adicione-se a caminhada de três dias o tempo e o esforço necessários, para um homem idoso subir aquela montanha.
Segundo Abraão obedece em fé e profetiza: Abraão enfim chega aquela montanha, acompanhado somente do seu filho Isaque, que só então percebe que havia algo estranho: havia lenha e um cutelo, mas faltava o cordeiro, quando indagado: onde está o cordeiro para o sacrifício pai? Abraão responde: Deus proverá para si cordeiro meu filho. Somente depois de Abraão construir um altar, colocar a lenha ele revela a Isaque a verdade, que obedece ao pai e se deixa amarrar sobre aquele altar. Então Abraão levanta o cutelo para desferir o golpe fatal, momento em que é impedido pelo anjo do Senhor.
Abraão então para, retira o seu filho sobre o altar, e tão somente nesta hora percebe um carneiro preso a um arbusto no local. Desta forma agora havia o cordeiro preparado para o holocausto, o mesmo que Abraão havia profetizado que Deus proveria para si.
Entendo que Abraão creu até o fim de que aquele seria o cordeiro, mas ele haveria de conduzir até o fim a ordem de Deus em obediência completa. Desta maneira; o Deus da provisão é aquele que faz o impossível para aquele que anda em fé e obediência plena com ele. E o lugar da provisão é em volta do altar do Senhor, lugar de culto e adoração, lugar de ofertar o que temos em mãos e receber o que Deus tem nas mãos dele. Pense nisso!
Tenha um excelente dia, despertados com a palavra!
Pr. Aylton José Alves