ADMAVB

A Lição da Figueira Seca

E, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. Mateus 21:19

Não vivas de aparências – Despertar com a palavra do dia 10 de agosto

O Perigo da Dissimulação e Falsidade

A diferença entre o que se é e o que se deseja mostrar pode ser chamado de dissimulação ou até mesmo de Falsidade.

Autenticidade vs. Dissimulação: O Que Agrada a Deus?

O contrário do dissimulado é o autêntico, o contrário do falso é o verdadeiro. Aquele que procura tirar proveito pessoal usando artifícios da dissimulação nunca irá agradar a Deus porque isso é iniquidade, engano e injustiça e Deus odeia a iniquidade e a injustiça. O grande problema daquele que quer tirar proveito da aparência, daquilo que mostra do seu lado de fora é que Deus quer ver é o que está por dentro do coração do homem. É o coração que Deus quer ver e revelar.

A Cortina de Fumaça das Aparências

A aparência externa, sem respaldo do coração, é como uma cortina de fumaça que desaparece quando sopra a brisa da provação. A rejeição de Deus ao suposto sacrifício de Caim revelou o que estava por dentro daquele coração: orgulho, prepotência, inveja, ódio e violência. Nunca poderia ser pela qualidade da oferta, mas pela qualidade e propósito do ofertante. Provavelmente Caim se motivou pela iniciativa de seu irmão Abel em oferecer oferta ao Senhor do fruto do seu trabalho, mas não havia gratidão no seu ato, apenas aparência de gratidão.

A Figueira Bela, Mas Sem Frutos

Aquela figueira tão bela e cheia de folhas desagradou ao Senhor Jesus porque sua aparência era falsa, não condizia com o seu conteúdo.

As Consequências de Uma Vida de Aparências

O grande problema, para aqueles que optam por uma vida de aparências, é que cedo ou tarde vão deixar se mostrar o que está do lado de dentro e o resultado poderá trazer vergonha e tristeza. Judas parecia amigável, mas dentro do seu coração havia deslealdade e ambição, Pedro aparentava ser precipitado, vaidoso e violento, mas tinha um coração de servo, e foi isso que o fez distinto aos olhos de Jesus.

Orando por Um Coração Puro e Fiel

Devemos vezes por outra fazer a oração de Davi nos Salmos 139 e pedir: Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

Alinhando o Exterior com a Pureza Interior

Percebemos a nossa incapacidade de, sem a ajuda de Deus, manter o nosso coração puro e fiel, por isso precisa pedir que Deus nos ajuda a alinhar o nosso lado de fora com um coração verdadeiramente puro e fiel, assim não viveremos de aparências e teremos um coração que agrada a Deus.

Tenham todos um excelente dia, despertados com a palavra!

Pr. Aytlon José Alves

Deixe um comentário