ADMAVB

Ação em tempos de crise: O exemplo de Ester

Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino? Ester 4:14

Dois tipos de pessoas na história: Os que agem e os que se omitem

A história, seja ela: a história de uma família; de uma cidade ou nação, irá dividir as pessoas que nelas vivem em dois grupos: o grupo daqueles que agem e o grupo dos que se omitem. Porém, somente os que agem escrevem os capítulos da história.
Omissão é o contrário de ação. Omissão é deixar de fazer o bem que eu posso fazer. É muito mais fácil se omitir do que agir; por esse motivo o grupo dos que se omitem é muito maior do que os que agem. Haverá sempre um preço a ser pago para os dois grupos.

Omissão traz consequências: Saul e os Filisteus

Durante 40 dias, Saul e seus homens de guerra ficaram frente a frente com o exército dos Filisteus. Durante todos estes dias, só dois homens fizeram história: Davi e Golias, porque somente eles não se omitiram. O preço pago por Saul e seus homens omissos foi a humilhação e a vergonha de ver um pequeno rapaz fazer o que cada um deles devia ter feito, mas não fizeram.

Abraão: Agir com coragem e fé

Abraão não se omitiu, ele agiu, com apenas 318 homens resgatou seu sobrinho Ló da mão de quatro Reis e seus exércitos. A Bíblia não conta os altares que Abraão, Isaque e Jacó deixaram de construir por onde passaram, mas dá testemunho de cada um daqueles que eles levantaram e consagraram ao Senhor.

A importância de agir: O livro de memórias de Deus

A Bíblia declara que há um livro de memórias que está sendo escrito para cada um de nós. Esse livro contém apenas as ações, quer sejam boas ou más. A pergunta que precisamos responder é: quantas páginas do que é digno e relevante já foram escritas ao meu respeito?
Quando eu olho para trás, eu posso me lembrar de boa parte do que fiz. Há coisas que eu gostaria de ter feito diferente, mas raramente me arrependo de ter agido. O que lamento mesmo foram os momentos em que não agi e fiquei parado.

Ester: Agir com estratégia e fé

Ester considerou os riscos de agir e teve medo. Seu pai por adoção disse-lhe: haja, porque a oportunidade de agir é sua, só você tem a oportunidade de chegar à presença do Rei. Se o fizer, poderá morrer; se não o fizer, certamente pagará um preço maior ainda, e toda a casa de teu pai perecerá.
Ester decidiu agir, agiu estrategicamente, agiu espiritualmente, sobreviveu, salvou sua casa, sua família e todo o povo hebreu em Susã.

Não se omita, mas aja com cautela e direção divina

Devemos aprender com a história de Ester que jamais devemos nos omitir, porém jamais devemos agir precipitadamente, sem cautela, sem orientação e direção que vem de Deus. No seu plano de ação, a primeira coisa que Ester fez foi decidir orar e jejuar por três dias e orientar todo o povo hebreu a fazer o mesmo. Depois, elaborou um plano bem-feito e, por fim, colocou-o em ação e o resultado foi vitória. Desta maneira, caro amigo, jamais se omita nas suas oportunidades e responsabilidades, sempre com a direção de Deus!

Tenhamos todos um excelente dia, despertados com a palavra!

Pr. Aylton José Alves

Deixe um comentário