ADMAVB

Não desista do chamado

Prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:14

Depois de se ter vivido uma parte considerável da vida, a maioria das pessoas, quase sempre, tem muita coisa para se lamentar, entre os principais motivos estão: decisões erradas, má gestão da saúde, carreiras mal sucedidas, porém, o que mais incomoda são os projetos inacabados, principalmente aqueles mais relevantes, que foram abandonados pelos sentimentos de cansaço, desânimo ou por falta de empenho.

Quantos atletas premiados deixaram de existir, médicos, advogados de sucesso, empresários e artistas, simplesmente não aconteceram porque não houve a decisão de continuar, de perseguir o sonho ou projeto.

Se projetos humanos frustrados, coisas que, por mais significativas que possam ser, mas que podem durar apenas uma fração de uma vida na terra podem trazer tanto pesar, imagine o que haverá de sentir aqueles que; na eternidade perceberem que abandonaram a carreira da fé, o chamado de Deus para aquilo que é eterno e celestial.

O Apostolo Paulo escrevendo aos hebreus no capítulo 10:36 exorta: necessitais de perseverança para que depois de haverdes feito a vontade de Deus alcanceis a promessa. Dessa forma, entendo, que o principal motivo daqueles que abandonaram o que tem valor, não foi a falta de força, ou capacidade, mas foi a falta de perseverança. A etimologia, isto é, o significado da palavra perseverança, vem do Latim PERSEVERARE, “manter-se firme, persistir”, formado por PER, “totalmente”, mais SEVERUS, “estrito, sério”. Então Paulo está dizendo que devemos nos manter totalmente focados, fazendo tudo com muita seriedade, no chamado para que venhamos a alcançar a promessa.

Está claro que, se tivermos apenas uma atitude mediana, não iremos chagar ao lugar desejado, é necessário estar totalmente comprometidos. Esse é o motivo pelo que muitos fracassam: o seu compromisso é pequeno, são as sementes plantadas entre pedras, ou no meio dos espinheiros, que Jesus ilustra na parábola do semeador, como sendo aqueles que tem uma curta duração na causa do evangelho, na chamada para fazer parte ativa do corpo de Cristo, como alguém que não tiveram foco ou seriedade bastante para persistir nas coisas eternas, aquelas de grande valor.

Caro amigo, esse ano eu completei 30 anos de ministério pastoral, 47 anos de vida cristã ativa, e depois de ter formado uma família, cursado uma faculdade de engenharia e ter feito especialização, mestrado e doutorado e trabalhado como professor por 30 anos, cheguei ao fim da carreira acadêmica, os meus filhos são adultos vivendo com suas novas famílias, mas para o chamado de Deus, o fim da carreira espiritual, só o último suspiro do fôlego de vida poderá me por um ponto final. E você está perseverando, senão ainda da tempo para retomar a caminhada. Pense nisso!

Tenhamos todos um excelente dia, despertados com palavra!

Pr. Aylton José Alves

Deixe um comentário