ADMAVB


Não confio no meu arco, e não é a minha espada que me salva. Salmos 44:6.

A Vaidade Humana e a Dependência de Deus

Não é sensato ou coerente que o homem, o ser vivo mais dependente de outras formas de vida dentre a criação de Deus, tenha arroubos de vaidade ao pensar que é independente, que não precisa de ninguém, que é capaz de se valer por si mesmo.

A Comparação com Outras Criaturas

Enquanto um peixinho já nasce nadando, um animalzinho qualquer já é capaz de andar e procurar sua comida no primeiro dia de vida, levamos um ano todo para isso. Curiosamente depois de adulto, o ser humano é inigualável na sua capacidade. Porém a despeito da sua enorme capacidade, o homem é não apenas socialmente dependente dos outros, mas também emocional e espiritualmente.

O Reconhecimento dos Coatitas em Salmos 44

Os filhos de Corá, os coatitas, escrevem os Salmos 44 para reconhecer a insuficiência do Israel de seus pais pudessem vencer suas batalhas e derrotar seus inimigos. Os coatitas declaram que sempre foi Deus que lutou por seu povo. Foi Deus que os fez Israel, um povo sem-terra, sem indústria, sem tecnologia, nômade no deserto, conquistar a posse da terra, não pela força da espada, ou através da superioridade do seu exército. Era um povo pequeno e fraco, mas a força veio de Deus, porquanto se agradou deles. Porém nos dias dos reis de Israel, esse mesmo povo se ensoberbeceu e se rebelou contra Deus, então nesse tempo os inimigos de antes agora estava vencendo Israel, realizando saques e mortes ao território conquistado.

A Decisão Pessoal de Confiar em Deus

Apesar desse quadro nacional caótico, os coatitas reforçam a sua decisão própria de confiar em Deus e não no seu arco, na sua espada ou na força do seu braço. O Deus nacional de Israel é também um Deus relacional no individual. Deus espera que cada pessoa faça a sua própria escolha. No exato momento que Josué, o líder e capitão de Israel exorta o seu povo a uma decisão de obediência e de temor do Senhor, ele deixa claro que, independentemente, da decisão de cada um, ele já havia feito a sua própria decisão; e com a sua, a decisão de sua casa de servir ao Senhor. Caro amigo, você não pode decidir o que o seu vizinho, ou o seu colega de trabalho, nem mesmo se seus familiares irão temer ou cultuar a Deus, mas você pode decidir a quem você servirá e em quem você irá confiar. Confie em Deus e na força do seu poder e você verá o socorro chegar a você e a sua casa na hora certa.

Tenham todos um excelente dia, despertados com a palavra.

Pr. Aylton José Alves

Deixe um comentário