ADMAVB

Livres de Toda a Condenação


Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. 2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Romanos 8:1-2

É muito irônico que a queda do homem aconteceu por conta de um desejo de autonomia na sua capacidade de escolher. Foi esse o argumento da serpente ao homem lá no Éden: coma desse fruto, pois ele lhe dará entendimento. Entendimento entre o bem e o mal, dessa forma você poderá escolher melhor. Os seus olhos irão se abrir e você poderá fazer suas escolhas livremente. No exato momento em que o homem comeu do fruto, e dessa maneira desobedeceu a Deus, ele foi condenado a morte. A morte do corpo não foi a única consequência daquele ato deliberado de rebelião. O pecado contaminou o homem por dentro, no seu intelecto e espírito e tirou-lhe a capacidade de sempre fazer o que lhe era bom. É como se, antes da desobediência, o homem viesse dotado de um filtro que o impedia de realizar aquilo que lhe traria sofrimento e dor, mas com aquele fruto proibido, o filtro foi removido e o homem já não consegue, por si mesmo, separar o que é bom do que é ruim.

As Consequências do Pecado

Observemos Caim! Caso Adão e Eva não houvessem caído, ele teria conseguido agradar a Deus com a sua oferta, e mesmo que não agradasse, ele jamais teria uma crise de baixo autoestima e ciúmes capaz de leva-lo a decidir tirar a vida de seu irmão. Caim fez suas escolhas trágicas pelo mesmo motivo que tanta gente também faz as suas más escolhas: aquele adolescente que se envolve com drogas ou aquela menina que, sem o devido preparo e cuidado, se entrega ao sexo sem compromisso e fora de hora, é a mesma que, muitas vezes irá recorrer ao aborto ou o abandono daquele bebê inocente. Aquele homem ou mulher casados: que rompem as suas alianças e buscam; o adultério, a deslealdade o abuso no trato e nos relacionamentos, que destroem o casamento e a família, tudo isso é fruto do mesma árvore, água da mesma fonte contaminada pelo veneno do pecado.

A Liberdade em Cristo

Apesar de a morte física ser inevitável, a morte espiritual não é. Apesar de o pecado ter dado legalidade ao diabo, para cegar o entendimento dos incrédulos, para que continuem a realizar as piores escolhas para si mesmos e para toda a sociedade, a lei da liberdade em cristo nos proporciona a liberdade do jugo e da lei do pecado e da morte. Uma vez libertos da escravidão do pecado, passamos a andar em novidade de vida no espírito de Cristo. Assim somos novamente capacitados com o filtro espiritual, e então passamos novamente a ter o nítido discernimento para realizar as melhores escolhas: para essa vida na carne; e para a vida eterna, depois desta. Desta maneira somos livres de toda a condenação e o pecado não terá mais domínio em nós. Pense nisso e ande no espírito!

Tenhamos todos um excelente dia, despertados com a palavra

Pr. Aylton José Alves

Deixe um comentário