ADMAVB

Não puderam, porém, os filhos de Judá expulsar os jebuseus que habitavam em Jerusalém; assim habitaram os jebuseus com os filhos de Judá em Jerusalém, até ao dia de hoje. Josué 15:63

A promessa de Deus a Abraão e a Josué eram idênticas: a terra de Canaã é de vocês, eu vos tenho dado por herança, mas está ocupada por antigos moradores, pessoas imorais, idólatras, cultuadoras a deuses pagãos. Muitos deles faziam sacrifícios humanos, até mesmo sacrificavam seus próprios filhos queimando-os nas gigantescas mãos de ferro do Deus Moloque. Cabia a Josué expulsar totalmente todo aquele povo, antes de ocupar aquela terra. Porem erra gravemente o povo separado de Deus se misturar com gente de costumes tão ofensivos a Deus.

Deus havia se comprometido pessoalmente com Josué; que onde ele colocasse a planta de seu pé lhe seria dado por herança, porém além de Jebús, o nome antigo de Jerusalém, muitos outros territórios, em todas as tribos de Israel, não foram conquistados e os idólatras ficaram habitando no meio do povo de Deus para sempre. Nem mesmo Davi, um grande guerreiro e conquistador os expulsa completamente, apenas os subjugas. Em certo momento, quando Deus provava Jerusalém, é de um jebuseu6 chamado Araúna que Davi compra uma porção de terra, onde mais tarde seria construído, por Seu filho Salomão, o templo naquele lugar.

Todo aquele povo jamais seria judeu, jamais deixariam seus ídolos e sempre que havia uma brecha eles subiam aos montes e cultuavam suas divindades pagãs. Assim, são muitos de nós; chegamos a igreja, nos convertemos ao evangelho de cristo, mas mantemos algumas nuances da nossa vida antiga e pecaminosa, camuflada, bem escondida, as vezes amordaçadas. Por um motivo estranho: repetimos os erros daquele povo judeu. Essas coisas estranhas e incompatíveis com a espiritualidade se tornam o seu calcanhar de Aquiles, sua pedra de tropeço. O homem casado que mantém secretamente contato com a namorada antiga, o antigo viciado que mantém, escondida, um trouxinha de drogas, o antigo violento que não renuncia àquela pistola dos dias passados, o fornicário e adúltero que vez por olha dá uma olhada breve naquele conteúdo pornográfico, há também aqueles que se convertem, mas convivem abertamente com o; espírito de soberba, orgulho, vaidade, egoísmo fofoca, intriga e maledicência. O problema é mantendo todo esse aparato pecaminoso dentro do coração, fazemos deste alguns inimigos íntimos, que vive dentro em nós, que estão apenas a espera de um dia de fraqueza para se apoderem dos nossos corações e dar vazões aos seus desejos aprisionados. O conselho de Paulo e lançar fora as coisas do velho homem, pois se não o fizer cedo ou tarde elas vão ganhar força e nos dominar inteiramente, ai será tarde demais para tentar resistir. Pense nisso, identifique e lança fora seu inimigo íntimo.

Tenhamos todos um excelente dia, despertados com a palavra!

Pastor Aytlon José Alves

Deixe um comentário