ADMAVB

A Importância de Honrar Pai e Mãe

Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor te dá. Êxodo 20:12

Cada um, ao seu modo, está se esforçando para viver por um tempo maior possível. Alguns apostam nas dietas, outros nos exercícios físicos, outros em terapias de todos os tipos. Cada uma destas ações pode ser útil, porém, há uma outra ação que pode prolongar a vida das pessoas, e que infelizmente pouquíssimas pessoas sabem ou praticam adequadamente – honrar pai e mãe.

O Papel dos Filhos no Cuidado dos Pais Idosos

Honramos nossos pais quando lhes tributamos: respeito, amor e cuidado, em todo o tempo, mas especialmente, quando já estão velhinhos, frágeis e carentes. Em todo o tempo de suas vidas, os filhos devem apoiar e estar ao lado de seus pais. No início da vida cabe aos pais ampararem seus filhos, na fragilidade da infância, chega-se uma fase que os filhos não precisam mais de serem amparados, e há um momento em que são os pais que precisam de serem amparados pelos filhos. Quando as forças e o vigor do filho ultrapassa a de seus pais, já é hora destes cuidarem de seus pais. Um velhinho tem muitas carências e necessidades, mas, do que mais precisam é de: respeito, carinho, amor e atenção de seus filhos.

As Consequências do Abandono dos Idosos

Tristemente crescem os asilos para idosos, lugar onde são colocados velhinhos, pessoas, que na sua maioria tem filhos fortes e saudáveis, contudo não se dispuseram a cuidar deles; e assim retribuir o suporte que receberam na infância. Estes idosos, tristemente, são colocados sob o cuidado de estranhos e perdem suas famílias. Muitos desses idosos, além do sentimento de abandono, da tristeza de serem afastados do convívio da sua família, também sofrem maus tratos.

O Impacto de Honrar os Pais na Própria Vida

Recentemente ouvi, um triste depoimento, de um casal, já entrando na terceira idade, que tem dois filhos, aos quais eles criaram com muita dedicação e amor, proporcionaram a melhor educação. Agora, seus dois filhos, adultos, casados e bem-sucedidos, sequer se lembram deles: não fazem conta se é aniversário, Dia dos Pais, dia das mães ou natal; e já nem mesmo os visitam. Aqueles pais estão certos de que os seus fins de vida será em um asilo.

Reflexão sobre o Futuro e a Gratidão

Não é: digno, honesto, justo e sábio, abandonar os pais na sua fragilidade. Enquanto os filhos fazem isso estão plantando a semente da ingratidão, que irá frutificar e produzir o fruto que irão comer no futuro, e ainda viverão menos. Enquanto os filhos estão honrando seu pai e mãe estão ensinando os seus próprios filhos a fazerem o mesmo quando chegar a sua própria hora de serem honrados e mais ainda agradam a Deus, que também é pai, e por isso sabe receber e dar honra a quem honra pai e mãe. Pensemos nisso!

Tenham todos um excelente dia, despertados com a palavra

Pr. Aylton José Alves

Deixe um comentário