Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6: 31 e 33
Você já teve a sensação de que, mesmo que trabalhassem as 24 horas do dia, ainda ficariam coisas para fazer? Ou que, por mais que se esforce, não consegue mudar aquilo que precisa ser mudado? Ou resolver algo que precisa de resposta ou de solução? Já teve aquela sensação de esgotamento: físico, intelectual, emocional e espiritual, que culmina em um forte sentimento de desânimo, que o levou: a não querer levantar da cama, trabalhar, estudar, nem mesmo se relacionar com as pessoas?
Estas sensações são avisos, sinais de alarme para te informar que as tuas forças são limitadas, seu conhecimento e a sua capacidade humana não são suficientes
O que fazer diante destas constatações?
Baseado no texto de Mateus 6, no sermão do monte, proferido por Jesus a uma multidão de ouvintes, quero fazer 3 recomendações:
Recarregue-se todos os dias no altar do Senhor.Buscar em primeiro lugar o reino de Deus e se recarregar, antes mesmo de chegar a estas situações de impasse e crises. Quando você se encontra sem capacidade de reação, possivelmente você está com problemas nos processos de carga e descarga: física e espiritual. Não somos robôs, somos uma matéria orgânica frágil, que tem um limite para oferecer energia, até um certo ponto, depois precisamos de recarga, senão morremos: física e espiritualmente.
Há dois reinos disputando espaços de influência na vida de cada pessoa. O reino do homem, da vontade e desejos da carne e o reino do espírito, da vontade de Deus. Muitas lutas e dificuldades virão para testar as tuas convicções, sobre qual reino você serve. O excesso de trabalho, a multidão de projetos, os embaraços da vida, as constantes enfermidades, tudo isso são demandas dos altares da carne exigindo atenção especial, senão exclusiva.
Não se esqueça da justiça de Deus. Busque o reino de Deus e a sua justiça. A justiça dos homens está apoiada em normas e regras da lei natural, que é relativa. Ela não pede que eu retribua o mal com o bem, nem que abençoe os que me perseguem ou que ame aqueles que me aborrecem. A justiça do reino de Deus é: gozo, paz, longanimidade, benignidade, mansidão e domínio próprio. Isso só se consegue com a ajuda do espírito de Deus. Sem o espírito de Deus a nossa justiça falha.
Não permita que o excesso de preocupações te roube a paz. Descanse em Deus!
Não faça da ansiedade uma rotina.Siga as recomendações de Jesus no sermão da montanha: Não andeis ansiosos por coisa alguma, e do Salmista nos Salmos 37:5 Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e ele tudo fará.
É no altar da oração, da adoração e do louvor que somos fortalecidos, é neste lugar é que as preocupações e as ansiedades devem ser lançadas. Comesse o teu dia neste lugar e sempre desfrute de segurança, paz e força.
Tenhamos todos um excelente dia, despertados com a palavra.
Pr. Aylton José Alves