Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus. Salmos 42:11
Uma alma abatida é a alma de alguém que pode estar sufocada pela dor: a dor da perdade um amor; a perda de um ente querido, a perda de um bem precioso, ou daquele que recebeu más notícias. Uma alma pode estar abatida: por conta de sonhos frustrados; projetos que não se realizam e ideais que não são alcançados. Uma alma, pode ainda estar abatida por razões e motivos desconhecidos. Há dias que acordamos sem ânimo, sem alegria, sem prazer, com um forte sentimento de não pertencimento, como se a vida fosse algo enfadonho e sem graça. Estes são os principais sintomas de uma alma abatida.
Há alguns anos, em um período que eu estava em viagem, e me hospedava na casa de familiares, uma tia idosa estava muito triste e me contou que a sua tristeza era por conta de um neto, um rapaz bem jovem, que devido a uma tristeza, havia alguns dias que não ia a faculdade e nem ao trabalho, e por conta disso os seus pais também já não foram trabalhar naquele dia. Foi então que eu me comprometi a visitá-los, na tarde daquele dia, tempo suficiente para que eu pudesse orar e jejuar. Quando cheguei a casa deles, estavam todos me esperando. Perguntei aquele jovem: o que ele sentia, ele me disse: sinto muita tristeza, o coração aperta e não sinto prazer em nada. A alma dele estava abatida.
Falei lhe do quanto Deus o a amava e de quanto se importava com ele, e de como Deus poderia tirar do seu coração a tristeza e o abatimento. No final perguntei-lhe se ele cria nisso, e se desejava que eu orasse por ele. Ele disse que sim. Oramos e ele seguiu a sua vida fortalecido e deixou para trás o abatimento e a dor.
Da mesma forma que o autor do salmos 42, um dos filhos de Cora, sentia abatimento na sua alma mas, apesar de todo sofrimento, ele exorta a si mesmo a esperar socorro que vem de Deus, com uma confiança tal de quem tem convicção de que sua esperança não será frustrada, assim também devemos esperar. Esperar com fé, sem jamais se entregar a tristeza, a melancolia e ao desânimo. Se assim o fizermos não tardará o socorro que vem do Senhor.
Tenhamos todos um excelente dia, despertados com a palavra!