E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz. Jonas 2:3
Muitas vezes iremos passar por momentos de muita angústia, em alguns casos; a angústia será o resultado de escolhas próprias malsucedidas, que trazem resultados danosos; em outras situações, a angústia virá por situações adversas, alheias a nossa vontade. A angústia de Jonas veio como consequência do seu estado de rebelião contra Deus. Deus determina que ele vá para Nínive, porém ele decide, contrariando a vontade de Deus, ir para Társis.
A rebelião de Jonas o levou a uma situação de tempestade no mar e a seguir ao profundo abismo, ao ventre de um grande peixe, ao qual Jonas compara como o próprio inferno, mas com sua oração, Jonas se lembra do Senhor e pede socorro, então o Senhor o levanta e o socorre. Jonas diz: quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo. Jonas, nos seus momentos de grande aflição, se lembra de Deus e ora e Deus o socorre. Não são todos os angustiados que se lembram de Deus, muitos até se lembram, mas sem nenhum quebrantamento, alguns até mesmo o amaldiçoa, porque atribui a ele a razão do seu sofrimento, ignorando assim os motivos, ou as razões para isto.
Jonas sabia porque estava em calamidade, mas nem todos o saberão. Podemos sofrer por diversas razões que não conseguiremos entender, precisamos de ajuda do alto para isso. A oração é a mais poderosa ferramenta para compreendermos, senão para ter paciência e esperança nos dias em que se abate o mal sobre nós: as tribulações; perseguições e tristezas. Davi experimentado em todas esses sentimentos e situações adversas escreve nos Salmos 46: 1 Deus é refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas angústias. O Levita Asafe, nos Salmos 73 declara que esteve se sentindo por baixo, em desvantagem em relação aos ímpios, mas finalmente declara que ao entrar no templo do Senhor, ele foi instruído pelo espírito de Deus sobre a verdadeira condição dos ímpios, e de como a sua situação era infinitamente melhor. Ana, amargurada de espírito, busca uma resposta de Deus no templo e sai de lá com o milagre que mudaria a sua vida para sempre.
Eu já estive tantas vezes angustiado, mas jamais o Senhor deixou de me responder em todas as situações em que eu me recorri a ele, por isso, meu amigo, se você está angustiado, ore e jamais se esqueça de que Deus responde a oração da fé, daquele que o busca. Deus responde a oração feita nos momentos de angústia.
Tenham todos um excelente dia, despertados com a palavra!
Pr. Aylton José Alves