ADMAVB

Depois, subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele. Marcos 3:13

Nas questões seculares: estudos, carreira, esportes, namoro e casamento, precisamos atender uma série de requisitos para termos êxito em ser escolhidos. Se não alcançar rendimento escolar superior você não conseguirá os melhores cursos ou universidades, se não possuir alguns predicados não conseguirá impressionar aquela jovem bonita. Para a maioria dos esportes é necessário algumas habilidades bem peculiares, algumas adquiridas e algumas que você já precisa ter nascido com elas.

O Chamado de Jesus: Um Privilégio sem Pré-requisitos

Porém, para ser discípulo de Jesus, parece que não havia nenhuma exigência específica, a não ser aceitar ser. O evangelho de Marcos declara que Jesus chamou os que ele mesmo quis, isso quer, simplesmente, dizer que não havia nenhuma razão especial. Eram homens comuns do povo, cheios de defeitos e conflitos. Na verdade Jesus formou um grupo heterogêneo e muito pouco provável da sociedade. Incompatíveis para estar juntos, por conta da suas histórias de vida. Simão o zelote um tipo radical do judaísmo; Mateus, o cobrador de impostos, execrado por todos. Um zelote e um publicano no mesmo espaço era quase certeza de conflitos e intrigas. Pedro o soberbo; Tomé o desconfiado. O que dizer de Judas? Um homem desonesto, alguém em que não se podia confiar, e a este Jesus confiou a bolsa com os pequenos recursos financeiros do grupo, é pior, Jesus sabia que este homem, que ele o chama de amigo, iria traí-lo.

O Convite de Jesus: Sem Exigências para Ser Escolhido

Nenhum deles era especial em nada. Facilmente qualquer um de nós, tendo vivido naqueles dias na Galileia, poderia ter sido escolhido.

A realidade é que não houve antes, e não há hoje, nenhum pré-requisito para ser chamado para fazer parte da missão do reino de Jesus. Ele não escolhe como o mundo escolhe, pela aparência, pela capacidade intelectual ou pela força do caráter, ele simplesmente chama a qualquer um. Aos olhos de Deus, ao olhar os atributos humanos, o melhor e o pior dos homens são igualmente carentes de um processo de regeneração.

Um Grupo Diversificado: Os Discípulos de Jesus

Então, as escolhas de Jesus não foi baseado no preparo de cada um, ou em seus predicados. Jesus não os chamou, inicialmente, para os enviar, ele os chamou para: os preparar; serem restaurados; curados, transformados pela palavra e pela fé, para a seguir serem enviados.

Transformação Através do Chamado: O Processo de Regeneração

Assim, ser chamado por Jesus já é um grande privilégio, mas devemos lembrar, que seremos chamados para sermos transformados, se quisermos ser úteis ao reino de Deus e caminharmos para receber a nossa herança, reservada em Cristo Jesus, no fim de uma vida. Pense nisto!

Tenhamos todos um excelente dia, despertados com a palavra.

Pr. Aylton José Alves

Deixe um comentário