Aprovem e provem o que é excelente
E também faço essa oração: que o amor de vocês aumente mais e mais em conhecimento e toda a percepção, para que vocês aprovem as coisas excelentes e sejam sinceros e inculpáveis para o dia de Cristo. Filipenses 1:9-10
O que um bom e amoroso pai espera de seus filhos, senão que eles tenham atributos que se assemelham a seus? Deus que é muito mais amoroso do que qualquer pai espera as mesmas coisas de cada um de nós. Imaginem o que deve sentir um pai riquíssimo, que tem filhos que optam por viver uma vida de sem-teto, vivendo as margens da sociedade, como se nada tivessem. Há muitas pessoas vivendo assim: abandonam suas famílias, as suas casas e viram as costas para o fato de que são ricas e vivem na pobreza, dormem ao relento e comem do que as pessoas lhes doam, do que a compaixão de outras pessoas lhes oferecem.
Eu entendo que nenhuma pessoa escolhe por si mesmas aquilo que é ruim. A verdade é que ninguém deseja uma vida ruim. O que falta aqueles que vivem precariamente é o conhecimento e a percepção de que pode viver uma vida diferente. Deixaram de se amar, e de acreditar que merecem o que é bom, e com isso se tornam carrascos de si mesmas, fazendo escolhas trágicas para suas próprias vidas, porque não conseguem mais discernir entre o que é bom do que é ruim.
O homem escolhe mal Desde que Adão e Eva justificaram as suas atitudes de rebelião e desobediência a Deus, por conta da aparência agradável e desejável do fruto proibido. Ao valorizar a aparência, em detrimento da ordem expressa de Deus, o homem teve afetado sua capacidade de discernimento. Desde então o homem vive uma crise de percepção. A famosa máxima: “as aparências enganam”, é uma realidade que todos concordam. Aquele jovem aparentemente romântico e carinhoso, pode se mostrar violento e agressivo, assim que se vê em um relacionamento; aquele amigo e companheiro aparentemente leal, pode trair e renegar o compromisso de amizade. O fato é que ninguém pode confiar nas aparências, e com isso todos tem dificuldades de fazer escolhas confiáveis.
O homem natural aprova e escolhe mal também por conta de traumas na sua autoestima. Se o primeiro homem criado era completamente capaz, porém cobiçava mais do que Deus havia lhe dotado, desde a sua queda, muitos dos seus descentes vivem uma crise de autoestima e mediocridade, fazendo escolhas muito aquém de suas reais possibilidades, assim deixam de viver todo o seu potencial.
Paulo entende que a capacidade de aprovar e escolher o que é excelente é uma questão espiritual, e por isso ele intercede pelos crentes Romanos pedindo que Deus lhes multiplique o amor e abra lhes o entendimento e a percepção, para que possam fazer às melhores escolhas possíveis, e assim escolher aquilo que é excelente. Só escolhemos o que é excelente com a ajuda de espírito de Deus, sem a qual estaremos à mercê das crises: de percepção e da autoestima, e entregues a uma vida fracassada.
Eu, como um homem espiritual, tenho entendido que só poderei aprovar e escolher o que é excelente com ajuda de Deus, por isso oro constantemente por mim, por meus filhos, pelos familiares e por aqueles que fazem parte da família espiritual, essa oração de Paulo. Que o Senhor te abençoe, meu amigo e irmão, e aumente o teu amor mais e mais em conhecimento e percepção, para que você aprove e prove o que é excelente.
Tenhamos todos um excelente dia, despertados com a palavra.
Pr. Aylton José Alves