ADMAVB

Alcançando um coração sábio

Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando. 12 Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. 14 Farta-nos de madrugada com a tua benignidade, para que nos regozijemos, e nos alegremos todos os nossos dias. Salmos 90:10, 12 e 14

Quantas vezes ouvimos pessoas falar o quanto o tempo de suas vidas estão passando rápido demais. Isso é um fato compartilhado por quase todos os adultos, especialmente os mais idosos. Precisamos gerir a nossa vida com muita atenção e sabedoria para que: nenhuma etapa seja desperdiçada, mal aproveitada, ou pior; ver a vida se tornar um fardo em vez de motivo de alegria.

O Salmista Davi entende a incapacidade humana para gerir plenamente uma vida de forma satisfatória. Para que a vida seja bela, prazerosa e útil, em todo o tempo, é necessário mais do que saúde, força ou vigor. Davi, entende que precisamos de um coração que sábio. Salomão declara: de tudo que se deve guardar, guarda o teu coração; porque dele procedem as saídas da vida. Observe; Salomão está dizendo que o coração, isto é, os nossos sentimentos, são como uma fonte para alimentar a nossa vida.

Se por um lado as fragilidades físicas da velhice é inevitável para todos os seres vivos, o coração não precisa ser frágil na velhice. Tenho observado que a insatisfação ou satisfação, a alegria de viver não depende da idade ou das melhores condições físicas, depende de sabedoria para: entender o momento em que se está vivendo, aceitar as limitações físicas como naturais, e assim procurar extrair o melhor do que se tem; em vez de perder tempo com lamentações, remorsos e nostalgia.

Um coração cheio, de frustração, mágoas, ressentimentos e traumas, irá ser uma fonte de amargura; da mesma forma um coração alegre, em paz com o corpo e com o seu passado, irá se tornar uma fonte de prazer e alegria contagiante.

Não são apenas os idosos que precisam de um coração sábio, até mesmo as crianças e jovens precisam compreender o momento em que estão vivendo e aproveitá-lo da melhor maneira possível, fazer escolhas e empenhar em adquirir frutos duradouros para toda uma vida, que valha a pena guardar e acumular, desta maneira não haverá lamentações no futuro, pelo contrário haverá um sentimento de que você fez o melhor com o que tinha em mãos. A vida é como uma escada, cada fase são como degraus, o último degrau será tão alto, sólido e seguro; quanto houver sido o primeiro e cada um dos demais!

Por fim; Davi ensina-nos a orar para que o Senhor abençoe a nossa vida, nos fartando com a sua benignidade todas as madrugadas; para que todos os nossos dias sejam alegres e felizes.

Tenham um excelente dia, despertados com a palavra.

Pr. Aylton José Alves

Deixe um comentário