ADMAVB

Bem-aventurado é aquele que atende ao necessitado; o SENHOR o livrará no dia do mal.O Senhor o livrará, e o conservará em vida; será abençoado na terra, e tu não o entregarás à vontade de seus inimigos. Salmos 41:1-2

Há uma linda história, contada para as crianças, sobre um dia que Jesus se disfarçou de mendigo e visitou pela segunda vez uma pequena cidade, onde recentemente ele visitara. Por conta da primeira visita todos estavam radiantes repercutindo os seus ensinamentos e palavras.

Agora, disfarçado de mendigo, Jesus não seria reconhecido. Primeiro ele entrou em um comércio, de um rico e nobre religioso, mas ali ele foi desprezado e humilhado, porque aquele homem julgou que um mendigo ali faria mal aos seus negócios. A seguir pediu um pedaço de pão em uma roda de pessoas que saiam de uma sinagoga, onde todos comentavam sobre seus sábios ensinamentos, mas não lhe deram atenção e alguns até protestaram: que um homem tão jovem deveria estar trabalhando e não pedindo. Por fim encontrou algumas crianças que brincavam na rua, estas sim, se condoeram dele e com ele repartiram os seus lanches.

Na verdade, essa história para crianças não é de todo uma fábula, pois o próprio Jesus disse, que no dia do Senhor ele dirá aos misericordiosos e compassivos: estive com fome e destes me de comer, tive cede e me destes de beber, estive doente e me visitantes, era estrangeiro e me hospedaste. Confusos alguém dirá: Senhor quando fizemos isso tudo ao Senhor, ao que ele responderá: quando fizestes a um desses pequeninos fizeste a mim.

Muitas vezes nos ressentimos com as pessoas e queremos fechar-lhes as nossas mãos e o coração, porque estamos frustrados com a ingratidão de alguns, mas tanto o salmista quanto Jesus afirmam que não é das pessoas que socorremos é que virá a nossa recompensa. Haverá um recompensa certa, que vem de Deus, para os misericordiosos, diz o salmista. O Senhor o livrará no dia do mal e o conservará com vida; ele será abençoado na terra e não somente eles, mas as bênçãos se estendem a descendência destes. Davi ao se tornar rei procura e acha um filho de seu benfeitor Jonatas e o traz para a sua mesa e o faz como um de seus filhos, desconsiderando, para isso, todo a mal que o avô daquele homem lhe fizera.

O salmista diz que ao misericordioso, no dia da enfermidade o Senhor lhe afofas a cama, isto é, o senhor o conforta! Precisamos, por fim, nos lembrar que o exercício da compaixão e da misericórdia nos aproxima do caráter de Deus, que é compassivo e misericordioso, mesmo com aqueles que não merecem!

Tenhamos todos um excelente dia, despertados com a palavra!

Pr. Aylton José Alves

Deixe um comentário