ADMAVB

E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. 2 Samuel 9:3

A gratidão ou ingratidão, são aspectos antagônicos da capacidade que a pessoa tem de julgar e decidir sobre o que se deve guardar e o que se deve descartar, dos benefícios ou dos malefícios que recebeu. O grato vai se fixar nos benefícios e descartar os malefícios e o ingrato faz o contrário. Observe Davi, salvou Saul da vergonha e da intimidação do gigante Golias e merecidamente conquistou o direito de se casar com a sua filha Mical, que mais tarde é tomada de Davi e dada em casamento a Palti. Davi passa muitos anos fugindo de Saul, que implacavelmente procura tirar lhe a vida, sendo injustamente acusado de traição. Enquanto Saul o perseguia, Davi teve a oportunidade de inverter os papeis, e ele mesmo tirar a vida de seu perseguidor, mas Davi se recusou a responder mal com mal. Saul, mais tarde morre pelas mãos dos Filisteus e Davi o pranteia como a um amigo chegado.

O coração de Davi era totalmente livre de qualquer sentimento de ingratidão. Muitos anos haviam se passado, e Davi sente um forte desejo de honrar a amizade que tivera com Jonatas, usando de benevolência com alguém da casa de Saul, sequer precisava, que tal pessoa fosse descendente do seu amigo Jonatas. Davi encontra um, Mefibosete, filho aleijado de Jonatas, que mendigava em Lo-Debar. Davi resgata Mefibosete, o coloca dentro de sua casa, e o faz comer na sua própria mesa, além disso dá lhes todas as terras que um dia fora de seu avô Saul. Porém o coração de Mefibosete não era o coração de um homem grato, e iria retribuir todo o bem que Davi lhe fez com uma atitude mesquinha, pretenciosa e egoísta. Quando Davi fugia de seu filho Absalão, Mefibosete ignorou o sofrimento de seu benfeitor. Quando Davi retorna ele não vai ao seu encontro, desapontado por não ter se tornado rei no lugar de Davi. Todo o bem que Davi fez à aquele filho de Jonatas, foi rapidamente esquecido no dia da necessidade de Davi. Ingratidão e egoísmo era tudo o que se podia achar no coração de Mefibosete.

A tanto a ingratidão quanto a gratidão revelam, como nenhum outro atributo do caráter humano, as qualidades do coração. Foi a ingratidão de Adão e Eva que abriram as porta de seus corações para a desobediência, pois o ingrato sempre acha que o que não tem é mais importante do que o que tem. Ao ingrato pode se oferecer tudo, mas ele sempre vai se ressentir daquilo que não lhe foi dado, e dessa forma irá achar justo não ser grato pelo que recebeu. O coração do ingrato está cheio de mágoas por tudo aquilo que lhe foi negado se esquecendo de todos os benefícios que recebeu.

Precisamos vigiar o nosso coração e purificá-lo de qualquer sinal de ingratidão. Jamais devemos nos esquecer, que Deus escolheu Davi por conta do seu coração. Certamente Deus via em Davi, o coração cheio de gratidão que o fazia o homem tão nobre que ele era. Foi certamente isso que conquistou o coração de Deus, que o fez Rei de Israel no lugar do ingrato Saul.

Tenhamos todos um excelente dia, despertados com a palavra.

Deixe um comentário