Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Salmos 23:5
Deus tem formas diversas para cuidar dos seus filhos amados, aqueles que o obedecem e o temem. As vezes imaginamos ou até desejamos ver Deus ferindo aqueles que se colocam como nossos inimigos, pelo simples fato de nos acharmos mais obedientes e fiéis do que aqueles. Davi tem uma forma bem especial de pedir auxílio ao Senhor contra as investidas de seus inimigos. Davi, nestes salmos, não pede a morte de seus inimigos, ou que o Senhor os fira gravemente ou até mesmo que os mate. Davi ora; Senhor, não faça nada contra aqueles que me odeiam e me querem o mal, faça bem a mim que tenho confiado em ti e sou uma ovelha do teu pastoreio.
Davi pede: prepara uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos. Com isso Davi está dizendo: Me honre com a tua presença e deixe os meus inimigos ver que o senhor me ama e cuida de mim. Na sua oração Davi não pede que Deus use uma espada contra a cabeça de seus inimigos, mas pede a Deus que unge a sua cabeça.
Davi não pede que Deus aflija com tristeza os seus inimigos, mas que faça transbordar o seu cálice de alegria. Mesa preparada significa lugar de honra e de provisão, cálice transbordante significa previsão de alegria e prazer.
Quando Deus prepara uma mesa farta aos seus filhinhos queridos e faz com que os seus adversários o veja, Deus está mostrando que a justiça é mais importante do que o juízo. Justiça é exaltar aquele que merece acima do lugar comum.
As vezes pensamos que os nossos litígios, os nossos conflitos devem ser resolvido com juízo, mais isso é um equívoco. Juízo é apenas destruição, porém Deus é um ser que constrói. É mais importante a construção do que a destruição, é mais importante a honra do fiéis do que a desonra do ímpios.
É verdade que Deus ama a justiça e odeia a iniquidade. O iniquo não ficará impune, mas isso deve ficar a cargo da soberania de Deus. Não é conveniente que as nossas orações seja centradas em pedir juízo, assim desejou fazer os discípulos de Jesus contra uma aldeia de Samaritanos que os desprezaram. Foram seriamente repreendidos por Jesus que os questionam: não sabeis de que espírito sois?
Precisamos desejar a honra e não o juízo, assim haveremos de agradar a Deus através de nossas orações.
Tenham um excelente dia, despertado com a palavra!
Pr. Aylton José Alves